Aqui Entre Nós - Projeto Piloto

Dificilmente sabemos medir a solidão. Conhecemos histórias e as estatísticas ajudam a construir uma imagem, especialmente entre os idosos. Segundo os censos de 2011, mais de 406.900 viviam sozinhos, o dobro do que acontecia vinte anos antes. As estatísticas demonstram ainda que quanto mais velhos, mais sós. Muitas pessoas idosas vivem hoje sem rede de amigos, com poucos contactos além do cumprimento de quem passa à porta e das visitas de filhos e netos (quando as há). Ao ritmo a que vivemos, não se perspetivam melhorias. Por isso, que tal darmos a volta à solidão?

O projeto “Aqui entre nós” procura ser uma resposta para este problema que se tende a tornar crónico. E quer fazê-lo pegando noutras duas questões por resolver: o facto de muitos dos nossos jovens, além da escola, não terem atividades que os enriqueçam e haver muita fruta por apanhar nas árvores. O voluntariado pode ligar tudo isto. Como?

Queremos formar grupos de jovens voluntários e destacá-los para passar duas semanas com idosos com carências socioeconómicas. Juntos têm um conjunto de atividades para fazer, entre elas recolher fruta e confecionar produtos derivados desta (compotas, doçaria, etc.), que são depois vendidas num grande arraial aberto a toda a comunidade.

Com o pretexto de evitar o desperdício alimentar, esta é, ao mesmo tempo, uma quebra na rotina e uma companhia para quem está só. Vários projetos que promovem as relações entre jovens e idosos têm resultados comprovados na melhoria da qualidade de vida e saúde mental dos mais velhos, assim como um melhor acompanhamento das suas comorbilidades. Nos jovens, tende a desenvolver o seu sentido de responsabilidade, de realização pessoal e de pertença. Para ambas as gerações, mostram que a companhia pode mudar vidas!

Para chegar até aí teremos que recrutar e formar voluntários, identificar os principais locais de intervenção (articulando com o conhecimento e diagnóstico das juntas de freguesias, IPSS e associações locais), contactar associações do concelho e formalizar parcerias para que beneficiem do lucro da venda das compotas.

Pretendemos que o projeto termine com um arraial, num local central do concelho, com o propósito de unir não só os jovens e idosos que participaram na atividade, como também toda a comunidade felgueirense.

Vamos tirar avós e netos de casa!

Queremos que todos se sintam “Aqui entre nós”.

Valor Estimado: 
20.000,00€