Projeto Vencedor 2022

Nos dias de hoje é cada vez mais comum ouvir se falar em alterações climáticas e na necessidade da criação de medidas que atenuem os impactos negativos das ações humanas sobre o planeta. São vários os comportamentos que cada pessoa pode adotar de modo a preservar o meio ambiente como por exemplo, poupar água, diminuir o uso do seu carro ou reciclar. Devido ao elevado número de ecopontos espalhados pelo país, a reciclagem é uma das formas mais fáceis de ajudar o ambiente. Este processo consiste na recolha, triagem, processamento e transformação de materiais que acabariam por ir para o lixo...

Valor Estimado:
18.000,00€

Ciclo de Concertos Musicais “Um pouco de nós para vós”

De vós para nós e de nós para vós.

Felgueiras é prolifera em jovens músicos em início de carreira, que começaram os seus estudos na nossa terra. As Bandas e Escolas de música espalhadas pelo nosso concelho deram-nos as bases para sermos quem somos hoje. Agora chegou a nossa vez de dar algo de volta a Felgueiras.

Propomo-nos, desta forma, a criar um ciclo de concertos de música de câmara espalhados por todos os polos culturais do concelho (Casa da Cultura da Lixa, Casa das Artes de Felgueiras, Casa do Povo da Longra, Casa da Cultura de Barrosas, Mosteiro de Pombeiro), ao longo de um ano. O objetivo desta proposta é, assim, descentralizar a cultura, levando a nossa música a toda a gente, às vossas casas. Dando a oportunidade a jovens músicos em início de carreira para mostrarem o seu trabalho, priorizando os músicos da terra, pretendemos fazer um total de 20 concertos.

Acreditamos que, toda gente, sem nenhuma exceção, tem o direito à cultura, a vivenciar novas experiências, a sentir coisas novas, a aprender e a crescer. Por isso pretendemos levar a música aos que, pelos seus próprios meios, não conseguem ter acesso a ela, através de concertos mais familiares tanto em escolas e jardins de infâncias, como em lares de idosos.

Por outro lado, enquanto felgueirenses, temos a consciência de que temos património riquíssimo espalhado por todo o concelho, seja ele de caráter natural ou arquitetónico. Sabemos também que muito desse património é pouco conhecido e dinamizado e merece um maior reconhecimento por parte da nossa população e das populações vizinhas. Assim, temos, também, como um dos nossos principais objetivos promover este património. Lugares excecionais, como a Vila Romana ou a Casa de Simães, que merecem tanto reconhecimento como o Mosteiro de Pombeiro ou a Casas das Artes de Felgueiras, não podem, nem devem cair em esquecimento.

 Queremos que Felgueiras venha, um dia, a ser um dos principais polos culturais do nosso país. Temos a consciência de que esse é um desafio muito grande e que temos ainda um grande caminho a percorrer. Sabemos, contudo, que o primeiro passo é o mais importante e queremos, juntos com vocês, fazer parte da história da nossa gente e deixar um legado brilhante para aqueles que virão. O potencial dos nossos e da nossa terra é imensurável e merece o apoio de todos para ganhar asas e voar.

Valor Estimado: 
20.000,00€