D'mente: e quando a demência bate à porta?

Atualmente, é sabido que a aposta na saúde mental tem sido reduzida. De igual forma, é também sabido que a esperança média de vida  tem vindo a aumentar, quer a nível mundial quer a nível nacional. Assim sendo, torna-se cada vez mais necessário apostar nas intervenções psicológicas dos nossos idosos, para que vivam mais e com mais saúde, satisfação e qualidade de vida. Posto isto, este projeto contribuiria neste sentido, para  o combate/prevenção à demência, tornando-se uma mais valia para o concelho de Felgueiras, retardando o seu início/aparecimento.

O objetivo deste projeto consiste na elaboração e na aplicação de sessões de estimulação multissensorial e cognitiva (elaboração de diversas atividades com materiais básicos) para idosos que se encontrem em Lares, Centros de dia  ou Associações do nosso concelho. Na impossibilidade de estas sessões serem realizadas em todos os Lares/Centros de dia/ Associações do concelho, seriam selecionados (as) os (as) que, primeiramente apresentem condições necessárias à realização do projeto. Seguidamente, seriam selecionados os que  não apresentam um profissional de saúde mental a tempo inteiro e a instituição com menor número de idosos.

 Inicialmente seriam feitas visitas às instituições para que haja um primeiro contacto com os idosos, para que se crie empatia com os mesmos e até alguma confiança. Desta forma, a aplicação da sessão futura de estimulação será mais facilitada e haverá maior colaboração por parte dos idosos. Posteriormente, seria então aplicada esta sessão em grupo. Todos os materiais utilizados em cada sessão e em cada instituição serão doados à mesma para que sejam utilizados pelos profissionais sempre que necessário, de forma a que possam dar continuidade a este projeto.

Este projeto seria implementado entre os meses de julho e setembro. No entanto, na impossibilidade de se realizar neste período, o projeto poderá ser prolongado nos meses seguintes.

Além disto, a presente proposta pretende ainda realizar posteres de sensibilização para esta temática, a demência,  para o abandono da população idosa e para o papel do cuidador informal destinada à população em geral. Estes seriam colocados nas entradas dos Lares/Centros de dia /Associações com o objetivo de informar e sensibilizar para a importância de determinados aspetos destas temáticas.

Valor Estimado: 
8.000,00€