Projeto Vencedor 2022

Nos dias de hoje é cada vez mais comum ouvir se falar em alterações climáticas e na necessidade da criação de medidas que atenuem os impactos negativos das ações humanas sobre o planeta. São vários os comportamentos que cada pessoa pode adotar de modo a preservar o meio ambiente como por exemplo, poupar água, diminuir o uso do seu carro ou reciclar. Devido ao elevado número de ecopontos espalhados pelo país, a reciclagem é uma das formas mais fáceis de ajudar o ambiente. Este processo consiste na recolha, triagem, processamento e transformação de materiais que acabariam por ir para o lixo...

Valor Estimado:
18.000,00€

Includoteca

Segundo dados dos Censos de 2011, Felgueiras é um dos concelhos com a população mais jovem do País e da Europa. No entanto, os mesmos dados apresentam o concelho como tendo uma das maiores taxas de abandono (1,64%, Fonte INE Censos 2011 e 4.2% (ensino básico) e 11.1% (ensino secundário) - Fonte Direção Geral da Estatística da Educação e Ciência, Regiões em Números 2016/2017) e insucesso escolar. Assim, e tendo em vista fomentar a inclusão e melhorar o desenvolvimento social dos jovens do concelho de Felgueiras, o projeto “INCLUDOTECA” tem como objetivo utilizar os jogos de tabuleiro (boardgames) como ferramenta fulcral na socialização e desenvolvimento de competências psicossociais.

Desta forma, o projeto assenta em três fases principais:

  1. Criação de uma Ludoteca, ou seja, um espaço cultural onde os jovens (desde o 1º ao 12º ano) podem socializar e jogar/requisitar jogos de tabuleiro.
  2. Dinamização de palestras, tendo como principal tema “O bem estar e a saúde nos jogos (sejam eles videojogos ou boardgames)”. Aqui, serão convidados especialistas das mais diversas áreas, desde psicologia e medicina até profissionais da área dos jogos. O grande objetivo passa por apresentar e debater a temática dos jogos como plataforma de desenvolvimento social, uma vez que ainda é visto como um malefício, sendo desconhecidas, para muitos, as vantagens que os mesmos trazem para a inclusão dos jovens.
  3. Criar um jogo baseado nos temas do concelho, de maneira a dar a conhecer as principais caraterísticas da região tal como vinicultura, indústria de calçado e produção kiwis.

Paralelamente, e porque sabemos da importância do convívio e desenvolvimento social, queremos realizar jogos intramunicipais - intercâmbio de escolas-, onde será possível aos jovens conviverem e sentirem-se mais à vontade e livres para com o mundo (aliando a diversão à conversa e aprendizagem sobre assuntos que sejam do seu interesse). Para explicar como funcionam alguns jogos, criaremos um canal de youtube onde se explicará, de forma atrativa e apelativa, como funciona e qual a mensagem por detrás de cada jogo.

O INCLUDOTECA acredita que há um jogo para cada tipo pessoa e é através desta máxima que a utilização de jogos de tabuleiro faz a diferença na inclusão e desenvolvimento de aptidões e ferramentas comunicacionais.

Valor Estimado: 
20.000,00€