Arte Intergeracional - Música e Teatro para envelhecer com qualidade

O projeto tem como principal objetivo implementar um programa de envelhecimento ativo, com base em disciplinas artísticas, nomeadamente a música e o teatro, que ajudem a contribuir para o enriquecimento e bem-estar da população alvo.
O concelho de Felgueiras, em linha com o resto do País e Europa, tem visto a sua população envelhecer, sendo que em 20 anos (2001-2021), viu a percentagem de idosos (+ 65 anos) quase duplicar de 9,5 para 18% e o Índice de envelhecimento (número de idosos por cada 100 jovens) passar de 42,9 para 142 (dados pordata.pt).
É, portanto, cada vez mais imprescindível o desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas para salvaguardar as questões referidas anteriormente, para esta população. Neste contexto, surgiu a hipótese de criar um programa de aulas de música e teatro, nomeadamente através da criação de um coro, aulas de cordofones (guitarras, cavaquinhos, etc), percussão, e de um grupo de teatro.
Sendo o projeto desenvolvido por jovens músicos/as e formadores/as em início de carreira, pretendemos que, para além de transmitirem os seus conhecimentos nestas áreas, este projeto lhes permita desenvolver as suas competências e experiência, desenvolver os seus métodos pedagógicos e de promover atividades criativas que facilitem o envolvimento e adesão por parte da população, bem como ajudar a desenvolver o sentido cívico de intervenção e participação comunitária dos/as voluntários/as.
Com este programa queremos, principalmente, cumprir com os objetivos de valorizar o património humano, cultural e social, fomentar a entreajuda no grupo, aumentar a autoestima dos seniores participantes, promover um envelhecimento ativo e fomentar a participação do público menos participativo na comunidade.
O projeto estará focado essencialmente no público sénior, mas ao mesmo tempo estará aberto à participação da população mais jovem, de forma a promover o convívio intergeracional, valorizar a troca de experiências entre gerações, reforçar os afetos, o respeito mútuo e a partilha e, por fim, fomentar a empatia nas gerações mais jovens.
Sendo que este meio está em envelhecimento acelerado e com menos oportunidades de participação, beneficiará com a criação de uma oferta diversificada, que até ao momento é inexistente para esta população, proporcionando atividades lúdicas e pedagógicas que ajudem a incutir a autoestima e autoconfiança suficientes para encararem esta fase da vida com alegria e energia.

Valor Estimado: 
20 000,00€