Projeto de Liderança e Capacitação Inclusiva

A promoção da coesão e inclusão social foi identificada como uma das prioridades para o ano de 2020 em Portugal. Através da sensibilização para a diferença e inclusão de jovens com necessidades especiais, estudantes e desempregados, o Projeto de Liderança e Capacitação Inclusiva pretende ser uma ação de valorização e aceleração de competências.

O objetivo será realizar um campo de férias inclusivo no período de verão para:

- Jovens entre os 16 e os 30 anos com deficiência ou incapacidade

- Jovens entre os 18 e os 35 anos, estudantes ou desempregados. 

Com base na ideia de que as relações interpessoais, as motivações e os interesses são o propósito do nosso crescimento, o grupo de jovens com deficiência ou incapacidade será monitorizado pelo grupo de jovens estudantes ou desempregados numa relação de mentoria de 1:1 ao longo de 10 dias.

Através de atividades diversificadas de educação, cultura e desporto os resultados esperados nos jovens com deficiência ou incapacidade, passa pelo desenvolvimento das capacidades de autonomia, iniciativa, raciocínio, responsabilidade e sociabilidade, permitindo identificar e estimular interesses, para que no futuro possam ser integradas profissionalmente ou encontrar uma ocupação que permita não sobrecarregar e tranquilizar as famílias e cuidadores. Por outro lado, o grupo de jovens estudantes ou desempregados irá explorar o conceito de liderança inclusiva, através de dinâmicas que potenciem valores como a autoconfiança, resiliência e empatia, que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Estaremos assim a empoderar jovens para explorarem o seu potencial e capacitar futuros profissionais e empregadores, que ficarão mais sensibilizados para a diferença e transformação social.

Como forma de promover os recursos e serviços do concelho, as atividades a realizar no campo de férias serão promovidas por profissionais ou entidades locais.

Trata-se de um projeto que irá difundir a imagem de um concelho inclusivo, gerador de impacto social na comunidade e no mundo laboral.

Baseado num trabalho de interdependência, um grupo irá potenciar o outro grupo e juntos têm a oportunidade de crescer à luz de valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais equilibrada.

Esta atividade servirá como projeto piloto para aquela que pode vir a ser uma resposta de apoio às famílias com jovens com deficiência ou incapacidade, após um levantamento de necessidades e estudo da realidade do concelho de Felgueiras.

Valor Estimado: 
20.000,00€